O menino-sorriso: Pedro Viáfora!





Pedro Martins Mello Viáfora, 23 anos, nascido e criado em São Paulo, é músico, intérprete, compositor e letrista. Dono de um sorriso que é sua marca registrada e pessoa extremamente simples, começou a tocar violão aos 14 anos, mas a vontade de se apresentar apareceu lá pelos 16, 17 anos, quando passou a compor com maior frequência. Com os shows acontecendo e o surgimento do coletivo 5 a Seco (que na época ainda contava com Dani Black em sua formação), nascia, naturalmente, a vontade de querer dar uma diretriz profissional a essa paixão.

Filho do também compositor, intérprete, violonista e arranjador paulistano Celso Viáfora, Pedro traz o gosto pela música no sangue. Influenciado por nomes como Chico Buarque, Lenine, Jorge Drexler, Cartola, seu pai Celso, além de seus contemporâneos, como Dani Black, Pedro Alterio, Tó Brandileone, Vinicius Calderoni, Léo Bianchini, Caê Rolfsen e Paulo Monarco, Viáfora destaca-se, principalmente, como compositor. Fala de amor, do cotidiano, dos sentimentos humanos e da vida de forma geral como poucos. É sensível sem ser piegas, apaixonado sem ser meloso, complexo sem ser pretensioso, alegre e alto-astral por natureza. Suas canções, mais do que feitas para pensar, são feitas para sentir.

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, Pedro diz que havia certa preocupação de seus pais, Celso e Eliane, de que ele seguisse apenas a carreira musical – "a carreira de músico no Brasil é difícil e meus pais sabem bem disso, mas quando perceberam que seguir esse caminho era mesmo o meu objetivo e não tinha como ser diferente, me apoiaram muito". A escolha do curso se deu muito pelo fato de gostar de escrever e ser fissurado por futebol (é corintiano doente). Pensou em ser jornalista esportivo, mas a música levou a melhor – para a nossa sorte, diga-se de passagem.

Acaba de lançar seu primeiro trabalho solo, intitulado ‘Feliz Pra Cachorro’, que já está à venda em seu site (www.pedroviafora.com.br). O disco contém 11 faixas, sendo 5 inéditas e foi gravado de junho a dezembro de 2012 nos estúdios Sollua, na Gargolândia. O produtor musical foi seu pai que, além de ‘comprar a briga’ junto com ele, escreveu alguns arranjos e ajudou-o a conceber a coisa toda. O show de lançamento do CD deve acontecer, se tudo der certo, agora em maio.

Escolher uma entre tantas canções maravilhosas dele é tarefa árdua, mas escolhi uma que, na minha opinião, é uma das mais bonitas que já ouvi. Chama-se Veio Pra Ficar e integra seu novo disco:


Não é preciso muito para compreender e gostar de Pedro Viáfora. Basta apreciar boa música (coisa que ele faz com maestria); o resto é simples consequência.



por Bia Anchieta