Luz, câmera, voz!





Destacar-se, de verdade, em um campo artístico é algo que muitos tentam e poucos conseguem. Ainda mais difícil, no entanto, são aqueles que reúnem em si várias qualidades e tornam-se completos e únicos.

Dani Gurgel, definitivamente, pertence a essa categoria. Cantora, compositora, fotógrafa, Dani também desenvolve projetos relacionados à música, dá aulas... Ufa! Conseguir lembrar de todas as suas atividades é difícil, mas vamos tentar!

A cantora

O primeiro ponto que gostaria de retratar sobre ela é sua voz. Dani já lançou 4 álbuns: o primeiro um EP homônimo Dani Gurgel (2007), com apenas quatro músicas mas que já anunciavam o grande potencial. A força veio em Nosso (2008), onde a bela voz de Dani encontrou-se com diversas composições, numa mistura envolvente e deliciosa.

Talvez tenha sido ali que essa jovem cantora tenha percebido o sem número de talentos escondidos por aí. O fato é que no ano seguinte ela lançou Agora (2009), um projeto diferente: Dani divide os vocais das 10 faixas com novos compositores, autores das canções do disco. As faixas passeiam entre diversos ritmos e ganham colorido com as interpretações cheias de doçura e alegria. Mais do que um CD, Dani fez um grande show de lançamento no Auditório do Ibirapuera com a presença de todas as vozes que participam do álbum.

Dani fortaleceu ainda mais seu papel como catalisadora de novos talentos: seu último trabalho, Viadutos (2010) é um CD+DVD que interliga suas parcerias. Em suas 21 faixas, entretanto, Dani não apenas explora as composições já gravadas: dessa vez ela se coloca firme também como compositora, e o resultado não poderia ser melhor.

Gostaria de destacar aqui dois vídeos muito significativos. O primeiro pertence ao show de lançamento de Agora, tendo sido muito difícil a escolha, já que esse é um dos meus álbuns preferidos. Deixo vocês, então, com a primeira canção que escutei "Lé com Cré", uma parceria entre Vinicius Calderoni, Leo Bianchini e Tó Brandileone, que conta com a participação de Tó e Leo no CD:



O segundo pertence ao DVD Viadutos, e é a música "Linha na Pipa", de Vinicius Calderoni (que também está no álbum Agora):





A fotógrafa

Muitos sabem da minha paixão por fotografia. E foi no auge dessa paixão que descobri o trabalho primoroso de Dani.

Trabalhando, principalmente, com fotografia musical, Dani une assim duas pontas de sua vida. Tem belíssimos trabalhos com capas de CDs, fotos para divulgação... Mas meu grande apreço fica em suas fotos de espetáculos.


Dani tem um olho primoroso, capaz de captar o momento exato para registrar a emoção. Suas fotos têm vida, mais que isso, têm personalidade. Um foto de show interessante é aquela capaz de transportar quem vê para o lugar do espetáculo; capaz de fazer com que você sinta a mesma vibração do lugar. Dani é especialista nisso. Além de uma incrível fotógrafa, ela também ensina sua arte (para saber mais clique aqui).

Abaixo seguem alguns exemplos do trabalho primoroso dessa fotógrafa:

Filipe Catto

Paulo Miklos & Quinteto em Branco e Preto

Demetrius Lulo e Paula Mirhan - Café da Tarde

Ana Cañas - Volta

5 a Seco

Música de Graça

Por fim, gostaria de falar algumas palavrinhas sobre esse maravilhoso projeto.

Já escrevi sobre o Música de Graça em meu blog (sim, isso é um convite para que vocês o visitem), mas venho aqui novamente dizer o quanto amo! O projeto consiste em unir cantores e bandas para interpretar uma canção. A novidade? São pessoas que nunca gravaram juntas, e canções que também não foram gravadas. Essas músicas são disponibilizadas no site do projeto, para download gratuito. Uma iniciativa que combina totalmente com o perfil agregador de Dani, sempre disposta a descobrir a música boa que está sendo produzida por seus contemporâneos. Quem quiser conferir, clique aqui.


Enfim, estas são algumas palavras pra tentar explicar a admiração enorme que sinto por esta multitalentosa mulher. A voz, o olho, a intuição, são todos partes dessa incrível pessoa que tem me acompanhado de perto nas últimas semanas. Dizem que cada um tem um mundo dentro de si. Mas poucos mundos são tão completos quanto o de Dani Gurgel.

Site da Dani Gurgel
Página no Facebook

por Isa Leite